
Museu APCD Instituto Museu de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal
O IMOSP (Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal), foi fundado em novembro de 1986, e está localizado no 1º andar do prédio da APCD Central, com uma área de 250m² com ar-condicionado.
A reserva técnica do Museu está localizada num depósito ocupando área de 150m². O acervo é atualmente constituído de 30.258 itens, sendo 5.152 peças em exposição, 5.074 livros, 5.401 revistas, 1.169 DVS, 1.745 VHS e 11.717 de documentos e reserva técnica detalhando a evolução da Odontologia à criação dos cursos no mundo, há 167 anos.
Conta também com instrumentais mais antigos, como do século I da nossa era e séculos XIV, XV e XVIII. Tem havido grande preocupação no sentido de enriquecimento, detalhando aparelhos, instrumentais, materiais e medicamentos nos consultórios de cada época.O museu está inscrito no Ministério da Cultura e Educação e faz parte também do calendário oficial da cidade de São Paulo.
Foi considerado pela comissão do MEC como um museu digno de ser tombado como patrimônio da Odontologia. É considerado o maior e mais rico dos museus brasileiros e um dos melhores da América. É o mais fino museu do mundo, elogiado pelos estrangeiros que o visitam.
http://www.apcd.org.br/museu/
Sobre a Biblioteca
Em 1995, a Biblioteca funcionava no 3º andar da sede da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, na Rua Humaitá, 389 – Bela Vista, São Paulo. Nesse ano, recebeu o nome de Biblioteca Pilar Ostivar, em homenagem a uma colaboradora da EAP que incentivou a criação da Biblioteca e muito contribuiu para o seu desenvolvimento.
Em 1996, sob a direção de Orlando Sergio de Jesus Cêpa o acervo foi reorganizado, o processamento técnico foi automatizado e os serviços prestados foram ampliados.
Em fevereiro de 2002, o acervo da biblioteca foi transferido para o 1º andar da sede da APCD Central, na Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana, São Paulo, SP, ocupando uma área de 150 m², com ambientes climatizados para leitura e estudo, e computadores para uso dos associados da APCD, alunos e professores da EAP e CTE.
Junto à Biblioteca, funciona a Videoteca, criada em 1986, e reconhecida como a maior coleção de fitas de vídeo da especialidade, no país. A Videoteca foi organizada e dirigida por Fernando Luiz Brunetti Montenegro até meados de 2004.
No dia 22 de maio de 2015, aconteceu a reinauguração da Biblioteca Pilar Ostivar, com espaço mais amplo e reestruturado, o acervo foi reorganizado para atender melhor aos associados da APCD e da ABCD e aos alunos da EAP.
Quem foi Pilar Ostivar?
Na década de 1940, o Cirurgião-Dentista era um grande solitário e a possibilidade de um ensino continuado não existia. A Faculdade de Odontologia da USP era o único local para estágios ou cursos raros.
Quando Francisco Constâncio Py, presidente da APCD, visitou associações odontológicas nos Estados Unidos e Canadá, sentiu que os cursos de pós-graduação eram o grande caminho para a Odontologia, pois uma revolução em seus conceitos ocorria no mundo, e no Brasil nada existia para acompanhar esses enormes avanços.
Na década de 1950, Constâncio Py visitou a Associação Odontológica Argentina onde já funcionava uma EAP. Lá conheceu Pilar Ostivar, uma cidadã argentina que adotou o Brasil como sua nova pátria e usou sua competência e dedicação para ajudar a instalar a EAP e a APCD.
Por isso, a diretoria da APCD homenageou Francisco Constâncio Py e Pilar Ostivar, em 1995, dando seus nomes, respectivamente, ao ambulatório maior da EAP e à Biblioteca da Escola.
CONSULTA LOCAL
Livros, periódicos, trabalhos acadêmicos e DVD’s.
http://www.apcd.org.br/index.php/pagina/biblioteca-sobre
Museu APCD
Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana
02011-000 – São Paulo/SP
11 2223-2373
museu.apcd@apcdcentral.com.br
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
