Parque da Juventude


Parque da Juventude
O Parque da Juventude é um complexo cultural, recreativo e esportivo com 240 mil m² localizado na Zona Norte do município de São Paulo.
O Parque da Juventude mudou a paisagem da zona norte da cidade de São Paulo, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre. O presídio, inaugurado em 1956, foi durante 46 anos o maior da América Latina, chegando a alojar mais de oito mil presos. O famoso massacre de 111 presos durante uma rebelião em 1992 foi um fato marcante que levou à decisão de desativar o presídio, que acabou parcialmente demolido em 2002. Uma curiosidade: os três últimos pavilhões demolidos foram implodidos em sete segundos.
A construção de um parque cultural no local do Carandiru foi considerada um ato simbólico por parte do Governo do Estado no sentido de livrar o local do estigma de violência. Durante a apresentação da proposta do projeto, no entanto, houve diversas críticas de especialistas em planejamento urbano e em políticas públicas no tocante ao papel que o parque teria no processo de especulação imobiliária da região.https://www.ambiente.sp.gov.br/parquedajuventude/historico/
https://www.ambiente.sp.gov.br/parquedajuventude/
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP, 02030-100
pejuventude@ambiente.sp.gov.br (11) 2089-8600
Horário
Horário de funcionamento para o público:

O parque funciona todos os dias da semana.
A Área Verde funciona das 6h às 18h.
A Área Esportiva funciona das 6h às 22h.
Atendimento e funcionamento da administração:

De segunda a sexta, das 8h às 18h.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});