Exposição Stênio Burgos – Barroco Sertanejo Caixa Cultural São Paulo


 

EXPOSIÇÃO

 

Stênio Burgos – Barroco Sertanejo

 

Mostra individual do artista cearense Stênio Burgos, com curadoria de Denise Mattar. A exposição reúne imagens, poemas e textos, criando uma visão caleidoscópica do pensamento e do percurso do artista, assim como a ressonância de seu trabalho junto ao circuito de arte. Itinerância prevista para as unidades da Caixa Cultural de Salvador, Recife e Fortaleza.

 

O título da exposição Barroco Sertanejo surgiu de uma conversa entre o artista e a curadora, e é uma síntese precisa da dualidade de Burgos, criado entre o calor da baianidade de sua mãe e a severidade do sertão cearense de seu pai. Nas palavras de Mattar: “Seu trabalho reúne o risco duro e a exuberância cromática, a economia do traço e a profusão da tinta, a contenção e o excesso”.

 

A mostra se reveste de um caráter retrospectivo, pois alinha em conjuntos, as principais pesquisas do artista, elaboradas através de uma pintura-desenho delineada em traços rápidos e vigorosos, construídos com espessa materialidade. São riscos e rabiscos saídos do tubo de tinta, que se projetam sobre o fundo criando uma espécie de baixo-relevo, dando à paisagem dinamismo e leveza. Outra vertente de sua produção é a pesquisa sobre a linguagem da cor, que resulta em intrigantes escalas cromáticas.

http://www.caixacultural.com.br/sitepages/evento-detalhe.aspx?uid=9&eid=2701

Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP